Prefeitura inaugura três unidades de sanitização de hortaliças

Créditos: Semcom
Créditos: Semcom
INVESTIMENTO – O objetivo das unidades é realizar a higienização das hortaliças produzidas nos campos agrícolas e hortas comunitárias assistidas pela Prefeitura, por meio da SDR.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugura esta semana três novas Unidades de Sanitização de Hortaliças. Ao todo são seis unidades construídas em diversas comunidades urbanas e rurais da capital. Destas, a Prefeitura já inaugurou duas. Na quarta-feira (10) serão entregues as unidades da Vila Carlos Feitosa e da Comunidade Beira Rio e na sexta-feira (12) é a vez da unidade da Vila Irmã Dulce. Até o final do mês de novembro a última unidade já deve estar funcionando, segundo informações da SDR.

O objetivo das unidades é realizar a higienização das hortaliças produzidas nos campos agrícolas e hortas comunitárias assistidas pela Prefeitura, por meio da SDR. Cada unidade consiste em um galpão com pias e balcões para que as hortaliças sejam lavadas, embaladas e armazenadas. Além disso, os produtores contam com um veículo furgão que permite o transporte e a entrega dos produtos.

Ao todo são 3.200 famílias trabalhando com hortas e assistidas pela SDR. Cerca de 60 horticultores foram capacitados e trabalham como multiplicadores junto aos outros produtores sobre a o processo de higienização e embalagem das hortaliças.

Segundo a superintendente do órgão, Claceana Landim, a estrutura das unidades dá uma maior qualidade à produção, fornecendo ao consumidor final um produto com todas as garantias sanitárias e informações necessárias. “Desta forma, é agregado valor aos produtos e se dá mais oportunidade aos horticultores de concorrer no mercado”, destaca.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil. O Convênio entre as duas instituições permitiu investir o valor de R$ 375.000 na construção das unidades e capacitação dos horticultores. Parte dos produtores que utilizam as unidades de sanitização estão incluídos no Programa de Aquisição de Gêneros Alimentícios para a merenda escolar, através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina (PI)