Por Cinthia Andruchak Freitas
A adubação verde é uma prática agrícola usada para melhorar a qualidade química, física e biológica do solo. O objetivo é aumentar o rendimento das culturas comerciais por meio da incorporação ou não da massa vegetal de determinadas espécies de plantas na terra. Para orientar agricultores e técnicos sobre essa técnica, a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) lança o Boletim Didático “Adubação verde em culturas anuais”.
A publicação contém informações como critérios para escolha das espécies mais adequadas, características agronômicas das principais espécies usadas como adubos verdes de inverno e verão, formas de realizar a adubação verde, manejo na semeadura, da massa verde e da produção de sementes na propriedade.
Entre os benefícios da adubação verde, destacam-se redução da erosão e da compactação do solo, aumento da matéria orgânica, adição de nitrogênio com o uso de leguminosas, controle de pragas, doenças e nematoides, redução da infestação de espécies invasoras, formação de palha para plantio direto, aumento da infiltração de água no solo e maior preservação do meio ambiente.
Para adquirir a publicação, basta entrar em contato com a Epagri pelo telefone (48) 3239 5595, pelo e-mail gmc@epagri.sc.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo site www.epagri.sc.gov.br.
FICHA DA OBRA
Título: Adubação verde em culturas anuais – Boletim Didático nº 81
Autor: Claudino Monegat
Editora: Epagri/Gerência de Marketing e Comunicação – GMC
Nº páginas: 49
Preço: R$10,00