Por Nivaldo Duarte Costa, Marcelino Ribeiro e Gilberto Pires
O Governador e o secretário de Agricultura da Bahia, Jaques Wagner e Roberto Muniz, respectivamente, vão estar presentes na abertura do XXII Seminário Nacional da Cebola e o XIII Seminário de Cebola do Mercosul, que acontecerão na cidade de Casa Nova/BA, de 3 a 4 de março.
Os dois eventos são os principais da cadeia agrícola dessa hortaliça que tem o valor médio de produção de US$ 200 milhões/ano, e é a terceira de maior importância econômica no Brasil. Os organizadores esperam a participação de mil pessoas nas palestras e debates acerca de políticas públicas, melhoramento genético e métodos de irrigação até os cenários de mercado atual e futuro para a cultura.
Oferta – Os seminários têm sua realização aguardada pelos segmentos produtivos não apenas por apresentar estudos técnico-científicos realizados nos centros de pesquisa e em empresas privadas que desenvolvem produtos de controle fitossanitário.
Nesses eventos, a Associação Nacional de Cebola (Anace) divulga a previsão de safras, mês a mês, dos estados produtores e da Argentina e Uruguai. No painel marcado para começar ás 8h do dia 4, técnicos vão apresentar um quadro mensal da oferta de cebola do Brasil e do Mercosul, com base em informações como as quantidades de sementes adquiridas ou contratadas pelas empresas distribuidoras de sementes da região, e ainda observando o calendário de plantio nas áreas produtoras.
Os dados que vão ser submetidos à assistência dos seminários foram coletados por pesquisadores e técnicos da Embrapa Semiárido, das empresas de pesquisa agropecuária e extensão rural dos estados de Santa Catarina (Epagri), Minas Gerais (Emater-MG), Paraná (Emater-PR) e Rio Grande do Sul (Emater-RS), da Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios (APTA), do Polo Agrícola de Goiás e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).
Planejamento – De acordo com o engenheiro agrônomo Nivaldo Duarte, pesquisador da Embrapa Semiárido e membro da Comissão Organizadora do XXII Seminário Nacional da Cebola e o XIII Seminário de Cebola do Mercosul, a experiência de formatar a estimativa das safras, ainda que sofram alterações ao longo do ano, trouxe para a atividade uma maior organização do mercado e deu aos produtores um instrumento para se basear ao planejar os investimentos no cultivo da hortaliça.
A produção média de cebola no Brasil é de 1,2 milhão de t/ano, em 60 mil ha/ano. A produtividade média nacional alcança 20 t/ha e está concentrada nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Basicamente, destina-se ao consumo fresco e atende apenas o mercado interno. A cebolicultura brasileira se caracteriza como típica de propriedades pequenas e médias, estimando-se que 70% sejam provenientes de agricultura familiar.
O XXII Seminário Nacional da Cebola e o XIII Seminário de Cebola do Mercosul são organizados pela Associação Nacional de Cebola (Anace), Associação de Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf) e Embrapa Semiárido. A realização vai acontecer no Pátio de Eventos de Casa Nova. As inscrições para participar são gratuitas.
PROGRAMAÇÃO
03/03/2010
8h00 Inscrições
8h:40 Abertura Oficial
09h20 – Políticas Públicas para a Cultura da Cebola no Vale do São Francisco
Roberto Muniz – Secretário Estadual de Agriculta-BA
10h00 – Palestra: Situação Atual e Perspectivas da Cebola no Mercosul
Paulo César Tavares de Melo – ABH/ESALQ-SP
11h00 – Palestra: Programa de melhoramento genético da Cebola na Embrapa
Carlos Antônio Fernandes – Embrapa Semiárido
11h40 – Palestra: Programa de melhoramento genético da cebola no IPA
Jonas Araújo Candeira – IPA / PE
12:20 Almoço
14h00 – Palestra: Cenário Atual e Futuro para o Mercado da Cebola
Natália Dalloca – Hortifruti Brasil – Cepea – Esalq/USP
14h40 – Palestra: Benefí cios AgCelence na cultura da Cebola
Marcos Souza – DM BASF
15h15 – Palestra: Métodos de Irrigação Utilizados no Cultivo da Cebola
George Ricardo Libório / EBDA Juazeiro
16h00 – Palestra: Controle de Plantas Invasoras em Semeadura Direta no Cultivo da Cebola
José Maria Breda – COOXUPE / MG
16h45 Assembléia Nacional da ANACE
04/03/2010
Painel – Síntese do sistema de produção e previsão da safra de cebolas nos estados produtores do Brasil e Mercosul:
80h00 Argentina – Daniel García / INTA – EEA Ascasubi
08h20 São Paulo – Thiago Factor / APTA
08h40 Paraná – Iniberto Hamerschmidt / Emater-PR
09h00 Santa Catarina – Daniel Rogério Schmitt / Epagri
09h20 Goiás – Márcio Braga de Resende / Polo Agrícola
09h40 Minas Gerais- Sérgio Carvalho / Emater-MG
10h00 Rio Grande do Sul – Malomar Ferreira / Emater-RS
10h20 Bahia / Pernambuco – Nivaldo Duarte / Embrapa Semiárido
10h40 Consolidação do quadro de oferta
Fonte: Embrapa Semiárido / Grupo Cultivar