Produtores de hortaliça da região de Mogi das Cruzes, no cinturão verde da cidade de São Paulo, estão antecipando a colheita. Com o excesso de chuva muita gente perdeu a produção e a procura aumentou.
No sítio em Mogi das Cruzes, no cinturão verde de São Paulo, a colheita é antecipada em uma semana. O agricultor Benedito Gishifu conta que não é possível esperar o ponto certo de colheita por causa dos pedidos dos clientes. “Eles vão procurar em outra área. Não está no ponto ideal, mas, para garantir para os clientes, estou cortando mais cedo”, disse.
A região de Mogi das Cruzes é responsável por 30% da produção de hortaliças do Estado. Só das variedades de alface quase 50% saem da cidade. Os produtores da cultura também tiveram que antecipar a colheita. Os pés são retirados da lavoura 15 dias antes do ideal. A diferença é percebida no tamanho.
O agricultor Maurício Kimoto explicou que a vantagem é evitar as perdas. “Quanto mais tempo as plantas ficarem nos canteiros, vão ficando mais frágeis ao ataque de pragas e de insetos e também do tempo. Existe também o risco da chuva de granizo. Cada vez que o céu escurece, a gente fica preocupado. Então, quanto mais cedo colher evita-se os riscos de perda”, disse.
Acesse o link a seguir e confira a reportagem sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1185505-7823-SP+PRODUTORES+DE+HORTALIA+ANTECIPAM+A+COLHEITA,00.html
Fonte: Globo Rural