Supermercados: é viável ser fornecedor deste supercliente?

Atualmente, o brasileiro compra, cada vez mais, seus hortifrutícolas nos supermercados, mas ainda mantém uma parcela em outros canais. Segundo a Latin Panel, em 2007, 39% das compras de hortifrutis pelos brasileiros é realizada em supermercados e também em outros canais; somente em outros canais (atacados, sacolões, feiras livres, etc.) representam 31% das compras e 30% das compras são realizadas exclusivamente nos supermercados. A mesma instituição em 2003 detectou que os outros canais representam 46% das compras dos brasileiros; 28% só compravam em supermercados e 26% compravam tanto em supermercados como em outros canais.

A praticidade da compra nos supermercados é o principal fator levado em conta pelo consumidor. Neles, o consumidor pode adquirir hortifrutícolas e outros perecíveis juntamente com as “compras do mês” e pagar de uma vez, em um só estabelecimento. Além disso, as comodidades oferecidas pelos supermercados – estacionamento, loja coberta, horário flexível, pagamento com cheques ou cartões, por exemplo – e o aumento na qualidade dos produtos oferecidos também são atrativos fortes para o crescimento das compras de hortifrutícolas neste tipo de estabelecimento.
 

Confira a reportagem completa sobre o assunto, publicada na edição de setembro de 2010 da Revista Hortifruti Brasil, acessando o link a seguir: http://www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/edicoes/94/mat_capa.pdf

Fonte: Revista Hortifruti Brasil