Alergias e infecções se agravam por conta das queimadas, que são freqüentes nesta época do ano
Por Viviane Cardoso | Planaltina (DF)
Em algumas regiões do país, não chove há mais de três meses. O tempo seco tem comprometido não só as plantações, mas também a saúde dos agricultores.
O produtor rural João Rocha planta hortaliças e frutas na zona rural de Brasília. Boa parte da produção é irrigada. Porém, a seca que castiga a região há mais de cem dias baixou o nível do rio que abastece a propriedade. O agricultor acredita que, se não chover em breve, poderá perder o cultivo.
— Há terreno que está preparado aí, e eu não vou nem plantar para não ter uma surpresa. Vou esperar o tempo normalizar para depois plantar — diz Rocha.
Além dos prejuízos econômicos, a seca compromete a saúde de quem mora no campo. Alergias e infecções se agravam por conta das queimadas, que são freqüentes nesta época do ano.
Segundo o médico Ricardo Martins, o tempo seco pode provocar até pneumonia. Por isso é preciso redobrar os cuidados com a saúde.
— É necessário beber água mesmo sem sentir vontade: um copo de água a cada hora é ideal. Além disso, proteger o corpo com chapéu, roupas que protejam a pele, uso de creme hidratante e protetor solar — ensina o pneumologista.
Fonte: Canal Rural