Um berçário-spa para plantas

As plantas viçosas e verdes que você encontra em locais fechados como shoppings não permanecem assim o tempo todo. Muitas vezes, o ambiente sem sol, o ar-condicionado e a luz artificial fazem com que as mudas percam o brilho e a tenacidade.

Para não descartar as plantas que perdem a beleza, o Barra Shopping Sul decidiu criar um berçário. O local bem que poderia se chamar spa. É que no próprio pátio do shopping, em Porto Alegre, em um talude na divisa com o Jockey Club do Rio Grande do Sul, está um centro para o tratamento intensivo das mudas.

Numa área de 850 metros quadrados, as plantas voltam ao ambiente natural para se recuperar do desgate sofrido no interior do centro comercial. A ideia é que, em contato com o ambiente natural, as espécies, entre elas orquídeas, palmeiras e patas-de-elefante, voltem a ser saudáveis e bonitas. E o tempo de permanência no berçário varia de acordo com a recuperação das plantas. Em média, de cinco a seis meses.

Além do contato com o sol, o vento e a água da chuva, as mudas recebem adubos específicos e tratamento contra insetos. Tudo monitorado por um engenheiro agrônomo. Depois do cuidado intensivo na recuperação, as mais de 75 mudas de grande e médio porte e as mais de 100 de tamanho pequeno, devem voltar a colorir a área interna do centro comercial.

É uma nova forma de reciclar.
 

Fonte: Jornal de Santa Catarina