Começou em Porto Feliz, São Paulo, a colheita da safra da uva. Este ano, o tempo atrasou o início dos trabalhos. E a falta de fruta no mercado fez os preços subirem.
Das parreiras dos 160 produtores de Porto Feliz devem sair nesta safra 800 mil caixas de cinco quilos da uva. A variedade é a niagara, que produz uma média de 15 mil quilos por hectare. A safra na região ainda está no começo. Menos de 10% dos produtores estão colhendo.
Normalmente, a safra de uva de Porto Feliz é uma das primeiras a começar no Estado de São Paulo. Mas este ano, por causa do excesso de chuva na fase de desenvolvimento das lavouras, a colheita atrasou. Mas a oferta é tão pequena que os produtores estão colhendo os cachos antes de atingirem o ponto ideal.
Além da grande procura, outro motivo para colher logo a fruta é o preço. O quilo está sendo vendido na roça por R$ 4,00, quase o dobro da melhor cotação do ano passado, de R$ 2,50 pelo quilo.
“Agora que começou, está mais na região porque não atende o mercado fora. Mas daqui a alguns dias já está o Brasil todo em Porto Feliz, graças a Deus”, disse agricultor Antônio Portronieri.
A colheita vai até dezembro, período de maior procura pela fruta. Acostumados com as regras do mercado, os produtores sabem que a tendência do preço é cair. Mas por enquanto não é preciso fazer nenhum esforço para vender uva.
São Paulo é o segundo produtor de uva do país, só perde para o Rio Grande do Sul.
Acesse o link a seguir e confira a reportagem sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1166603-7823-COMEA+A+COLHEITA+DA+SAFRA+DA+UVA+EM+PORTO+FELIZ+SP,00.html
Fonte: Globo Rural