Por Inez de Podestá
O entreposto de Contagem da Ceasa Minas, região metropolitana de Belo Horizonte, comemorou ontem, dia 28/02, 36 anos, contabilizando atendimento a 8,5 milhões de consumidores. O público movimenta setores como os sacolões, supermercados, cozinhas industriais e restaurantes abastecidos com produtos das 12 mesorregiões de Minas Gerais.
No início da década de 70, uma antiga fazenda, às margens da BR 040, se transformou em um dos maiores empreendimentos da capital. Serviços como Correios, centro de saúde, unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e um micro-ônibus interno gratuito conferem um perfil de verdadeira “cidade” ao mercado que chega a receber 70 mil consumidores por dia.
“Antes, os produtores levavam a mercadoria à noite e punham debaixo das árvores em frente ao Mercado Municipal, atual Mercado Central de BH”, lembra Antônio Custódio Tavares, um dos primeiros comerciantes a se estabelecer no entreposto. Conhecido como Antônio dos Cocos, ele recorda que os comerciantes transferidos não acreditavam no sucesso da empreitada.
“O entreposto de Contagem chega aos 36 anos como referência para o sistema de abastecimento nacional. Além de presidir a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), tem compartilhado tecnologia, informações de mercado, agroqualidade e responsabilidade social com outros entrepostos”, afirmou o presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages.
Mais informações sobre o Entreposto de Contagem e a CeasaMinas, pelo telefone (31) 3399 2012/2263.
Fonte: CeasaMinas